5 cursos de gestão de projetos para você se destacar no mercado

Todo o bom profissional, independente da sua área de atuação, conhece muito bem a importância de uma boa formação e diversas especializações, não apenas para incrementar seu currículo, mas também a fim de destacá-lo em meio aos seus pares por sua alta capacitação. 

E essa questão se torna ainda mais relevante para profissionais que ocupam cargos como gerente de projetos, que requer conhecimentos variados e profundos para o exercício da profissão. E para atingir esses pré-requisitos, participar de cursos de gestão de projetos é uma das melhores opções para a melhor capacitação dos profissionais.

Mas escolher os melhores cursos de gestão de projetos no seu processo de profissionalização pode provar-se uma tarefa complexa, visto que cada um deles utiliza uma metodologia específica, contam com estruturas diferentes e têm projetos de formação com propósitos muito particulares. 

Pensando neste dilema, nós da Qualyvist elaboramos uma lista com os 5 melhores cursos de gestão de projetos, levando em conta seus planos de ensino, objetivos gerais e específicos, nível de sucesso de seus participantes e a reputação da própria instituição de ensino.

Se interessou pela análise? Então acompanhe conosco!

Boa leitura!

Características de bons cursos de gestão de projetos

A credibilidade tanto da instituição que oferece os cursos quanto dos professores/orientadores é o principal aspecto que levamos em consideração ao elaborar a lista a seguir, já que o valor intelectual do curso deve ser compatível com a confiabilidade da empresa ou instituição que o oferece.

Outros pontos importantes são a metodologia e taxa de sucesso dos cursos, que impactam diretamente o nível de rendimento que cada aluno terá ao longo do curso e o retorno de investimento que o aguarda quando concluir o plano de ensino, em especial se houver certificação.

Por último, a multidisciplinaridade é a chave para o sucesso de qualquer curso de gestão de projetos, uma vez que o profissional poderá ser responsável pela elaboração de relatórios técnicos, desenvolvimento front-end e back-end de softwares de gestão, liderança simultânea de equipes, e muitas outras tarefas de alta complexidade.

Sem mais delongas, confira a seguir as melhores escolhas de cursos de gestão de projetos:

1) Gestão de Projetos — Fundação Getúlio Vargas

A Fundação Getúlio Vargas, uma das instituições de ensino mais renomadas do país e da América Latina, oferece uma ampla variedade de cursos profissionalizantes e de especialização, dentre eles um curso EAD (Ensino a Distância) de gestão de projetos.

A metodologia é extremamente maleável, capaz de contribuir tanto para a formação de profissionais recém ingressos no mercado de trabalho, quanto gestoras e gestores de projetos veteranos que almejam refinar suas habilidades e buscar novas técnicas de gestão.

Distribuído ao longo de sete semanas, com uma carga horária completa de 30h, o curso de gestão de projetos da FGV é estruturada por módulos teóricos e práticos de conceitos de projetos, estruturas organizacionais, estratégias de negociação, PMBOK (Project Management Body of Knowledge) e muito mais!

2) MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Gerenciamento de Projetos

O MBA Executivo é mais nichado do que o curso anterior, com um foco maior no desenvolvimento multidisciplinar das habilidades de cada participante. 

Focado em competências como liderança, capacidade de pensamento estratégico, tomada de decisões, adoção de estratégias e modelos ideais para cada técnica de gestão, e demais características de um bom gestor de projetos.

Existem pré-requisitos para adentrar o curso, com um período mínimo de graduação de 2 anos e uma experiência profissional equivalente a 3 anos de atuação. Mas tais exigências são para o benefício do próprio aluno, que virá com sua bagagem intelectual e experiencial para o curso, sem a necessidade de revisitar conceitos básicos da gestão de projetos.

3) Gestão de projetos — Portal Educação

Este é o curso ideal para profissionais iniciantes na área ou para aqueles que desejam descobrir se a gestão de projetos é de fato uma área de atuação que tenha sinergia com suas habilidades e competências, já que a grade de conteúdos é um tanto mais introdutória e o preço é mais baixo em comparação a outros cursos.

Apesar disso, o curso oferecido pelo Portal Educação tem um caráter mais prático e objetivo na sua metodologia, ao mesmo passo que oferece um custo-benefício muito maior com uma carga horária de 60 horas, distribuída ao longo de 30 dias.

4) Gestão de Projetos (pós-graduação) — FIA

Sem dúvida um dos cursos mais completos desta lista, o curso oferecido pela Fundação Instituto de Administração (FIA-SP) une uma qualidade ímpar de ensino — com professores de renome nacional e internacional compondo o corpo docente —, grade de conteúdos completa e profunda e um custo-benefício expressivo, em especial para profissionais veteranos da área.

O curso é montado na modalidade 100% EAD e é distribuído ao longo de dois semestres, equivalente a um ano, o que o coloca em um patamar similar a uma pós-graduação completa.

5) Gestão de Projetos in-company — Euax 

Esta pode ser vista como a opção B2B (business to business) dos cursos de gestão de projetos, já que a Euax oferece uma modalidade de treinamento in-company, que essencialmente faz o curso nas dependências da própria empresa e para os funcionários da mesma.

A grande vantagem desse modelo é que a empresa que contrata o treinamento da Euax estará investindo diretamente na capacitação de seus funcionários, o que aumenta a produtividade dos processos, rentabilidade de projetos, reduz o número de não-conformidades, aumenta a colaboração entre os trabalhadores e reduz custos a médio e longo prazo.

O curso requer um mínimo de 10 participantes interessados, que terão uma capacitação de 24h que pode ser dividida ao longo de um período acordado com a empresa contratante.

Ficou animado com as possibilidades de formação com os cursos de gestão de projetos? Quer conferir mais conteúdos como este? Então não deixe de acessar o blog da Qualyvist e seguir nossos perfis no Facebook, Instagram e LinkedIn!

Confira outros
conteúdos

Receba nossas novidades
em seu e-mail

    Qualyvist © 2024 - Todos os direitos reservados
    Desenvolvido por WEBi