Como escolher o melhor software de gestão de processos?

A digitalização do mercado é uma realidade que todas as empresas devem aceitar se desejam permanecer como integrantes de seus respectivos mercados, e a escolha do melhor software de gestão de processos é um componente essencial para esta adaptação.

Por mais que a ampla inserção da tecnologia na vasta maioria dos meios não seja grande novidade, o uso interno de um software de gestão de processos é um desenvolvimento relativamente recente no mercado, e amplamente adotado pelas empresas que o integram. 

Isso se dá principalmente em função da facilidade que aplicativos e plataformas de gerenciamento de processos oferecem na organização interna das empresas, servindo principalmente na gestão de processos internos quanto de campo.

Mas são tantos os softwares de gestão de processos disponíveis no mercado que fica difícil escolher qual se adequa melhor ao seu negócio, não é verdade? 

E foi pensando nesse dilema que nós da Qualyvist preparamos o texto abaixo, apresentando as principais características de um bom software de gestão de processos para o seu negócio. Acompanhe abaixo!

Boa leitura!

Para que serve um software de gestão de processos?

Em um panorama geral, um software de gestão de processos serve para facilitar e dinamizar a identificação de não conformidades, sejam elas internas ou externas, que por extensão permite que os gestores documentem como os procedimentos organizacionais da empresa estão sendo tocados na realidade.

Mais especificamente, um software como esse permitirá que uma maior transparência de dados seja proporcionada dentro e fora da empresa — desde os colaboradores até os clientes —, tanto nos dados de procedimentos quanto no uso da verba orçamentária da empresa.

Assim, o uso de um software de gestão de processos serve para que os retrabalhos de relatórios sejam minimizados (e com sorte, extinguidos), que a comunicação interna entre setores seja dinamizada, e principalmente que a satisfação dos clientes seja garantida.

O que devo levar em conta na hora de escolher um software de gestão de processos?

1. A experiência do usuário

Como a principal proposta de todo o software de gestão de processos é dinamizar os procedimentos do seu negócio, nada mais justo do que exigir que a plataforma de sua escolha entregue a melhor experiência de uso possível.

Além de evitar erros e possibilitar que ele seja utilizado pelo maior número possível de contribuintes, um software com um design rápido e intuitivo deve ser objetivo nos tutoriais de recursos e ferramentas. 

Afinal, quanto mais complexos forem os recursos do software, mais longo será o processo de aprendizado e adaptação.

2. Número e qualidade das ferramentas

Mas a qualidade do software irá variar em função da quantidade e da qualidade dos recursos oferecidos na plataforma. Dentre as principais, a possibilidade de gerar checklists, ou as listas de verificação, é sem dúvida uma das mais úteis, permitindo uma subdivisão efetiva de tarefas, ao mesmo passo que o acompanhamento dessas é sumariamente facilitado.

A geração de relatório é outro recurso vital em todo software de gestão de processos, pois são capazes de compilar todas as informações mais importantes das vistorias em um só documento, dinamizando o tempo de trabalho e reduzindo a possibilidade de erros chegarem no relatório final.

Para os gestores, por exemplo, esta é uma vantagem se igual. Pois ao contrário dos relatórios manuais, os digitais requerem um mínimo de investimento de tempo e esforço, sendo capazes de gerar um relatório a partir da simples inserção de dados através do software.

3. Versatilidade de armazenamento

Como nós da Qualyvist sempre defendemos, a tecnologia é o futuro dos negócios. E nada mais necessário para a gestão da sua empresa do que a versatilidade de armazenamento dos dados mais vitais referentes ao seus negócios.

O armazenamento em nuvem, por exemplo, é uma função indispensável em qualquer software de gestão de processos, pois garante a segurança e durabilidade dos dados e dos relatórios feitos, além da tão útil praticidade de compartilhamento.

E se precisar de um software de gestão de processos que ofereça todos os aspectos listados acima, o Qualyvist é sem dúvida a escolha segura! Ele conta com recursos de armazenamento na nuvem, interface otimizada, extensa galeria de recursos e relatórios gerados de forma automatizada.

Se quiser conferir tudo o que Qualyvist tem a oferecer, não deixe de acessar o nosso site. Aguardamos a sua visita e o seu contato!

Confira outros
conteúdos

Receba nossas novidades
em seu e-mail

    Qualyvist © 2024 - Todos os direitos reservados
    Desenvolvido por WEBi