Como o Qualyvist ajuda a economizar com a redução de retrabalho

Quando falamos em projetos, especialmente aqueles grandes e que envolvem uma enorme quantidade de pessoas de e tarefas, um dos problemas mais recorrentes é o retrabalho. Quando o projeto não é muito bem gerido, diversas tarefas podem acabar precisando ser refeitas — o que toma tempo e atrapalha o andamento do projeto. Atualmente, um dos grandes objetivos do Qualyvist é automatização de processos e procedimentos e a consequente redução de retrabalho.Se este também costuma ser um dos problemas nos seus procedimentos em campo, saiba que o Qualyvist pode te ajudar! Na sequência deste texto, nós respondemos se a redução de retrabalho realmente ajuda a economizar, listamos 3 medidas que você pode tomar para ter uma redução de retrabalho e, por fim, ainda mostramos como o Qualyvist ajuda nessa missão.Continue a leitura abaixo e confira!

Redução de retrabalho realmente ajuda a economizar?

Você sabia que, dependendo do tipo de projeto, estima-se que o retrabalho pode tomar até 50% do tempo total de execução? Em outras palavras, isso significa que, se não houvesse nenhum retrabalho, alguns projetos poderiam ser inteiramente desenvolvidos na metade do tempo que normalmente são.Existe uma frase muito famosa que diz que “tempo é dinheiro”. E ela é verdade. Considere o número que citamos acima: sem a necessidade de refazer algumas tarefas, sua empresa poderia atuar com o dobro da eficiência que atua hoje. Isso, além de economizar tempo, acaba, consequentemente, economizando dinheiro.No final das contas, a redução de retrabalho deve ser um objetivo de qualquer empresa que deseja economizar. Mas como colocar essa redução em prática? Veja em seguida:

3 medidas para ter uma redução de retrabalho

1. Tenha um planejamento de todos os processos

Em um outro texto sobre a elaboração de cronogramas de projetos, nós falamos a respeito da importância da definição de um escopo e da criação da Estrutura Analítica do Projeto (EAP). Neles, todas as tarefas, subtarefas e detalhes de cada uma são definidos, de modo que todos os passos do projeto sejam planejados com antecedência.E essa é justamente a primeira medida para conquistar uma redução de retrabalho. Quando todos os processos estão devidamente definidos e planejados, a probabilidade de que algo seja mal feito ou até mesmo fique para trás cai bastante. Ainda que isso não seja uma garantia, é um ótimo primeiro passo.

2. Defina responsáveis

Além da outra que já citamos, existe outra frase famosa que pode ser aplicada ao nosso contexto: “cachorro que tem dois donos morre de sede”. Quando não se define uma responsabilidade a uma pessoa, é pouco provável que alguém tome a frente, sempre achando que outra pessoa fará o trabalho. No final das contas, ninguém faz.Algumas tarefas dependem de mais de uma pessoa, mas é fundamental que uma seja a responsável. Assim, ela terá o dever de cobrar todos os envolvidos, garantindo que as etapas necessárias sejam cumpridas e que a tarefa não volte para ser refeita.

3. Faça reuniões constantes

Dentro de um dos métodos de gestão de projetos visto como um dos mais eficientes do mercado — o Scrum —, uma das prioridades são as reuniões. A metodologia defende que curtas reuniões diárias são fundamentais para que todos os envolvidos fiquem a par do que está acontecendo no andamento do projeto.Com essas reuniões constantes, temos mais uma solução para que dificilmente algo fique para trás. O acompanhamento é a chave para assegurar-se de que todos executem o que é esperado de cada um. Além disso, ao usar o Qualyvist, é possível compartilhar as informações de cada reunião com toda a equipe.

Como o Qualyvist ajuda a economizar com a redução de retrabalho

Agora que você já tem certeza de que a redução de retrabalho ajuda a economizar e ainda conhece algumas medidas para atingir essa redução, é hora de ver como o Qualyvist pode te ajudar com isso. Após planejar os procedimentos e definir os responsáveis pelas tarefas delegadas, um software que digitaliza procedimentos facilita todo o processo.Dentro dele, tudo fica registrado e automatizado. Você pode registrar as tarefas e os responsáveis; posteriormente, eles conseguem ver suas tarefas indicadas no app mobile, aumentando o foco, a capacidade de absorver projetos e a eficiência.Nosso software, o Qualyvist, permite que você faça tudo isso e muito mais. Para se ter uma ideia, nossa análise de dados revelou que o Qualyvist é capaz de proporcionar uma economia de até 87% no tempo gasto com retrabalho na elaboração de laudos técnicos, por exemplo. Entre em contato hoje mesmo e conheça todos os detalhes do nosso software!E se tiver gostado do texto e quiser receber mais, acompanhe-nos no Facebook e no Instagram!

Confira outros
conteúdos

Receba nossas novidades
em seu e-mail

    Qualyvist © 2024 - Todos os direitos reservados
    Desenvolvido por WEBi