Conheça os benefícios do armazenamento de dados na nuvem

O armazenamento de dados na nuvem é apenas uma das diversas facilidades que a tecnologia oferece. Para as empresas, implementar essa facilidade é uma grande decisão, já que compartilhar os dados sigilosos é, para muitos, um passo arriscado.

Hoje em dia, a maioria das empresas já fazem o uso do armazenamento de dados na nuvem e esse é apenas um motivo pelo qual a sua deve aderir a essa tecnologia. Confira no texto os benefícios do armazenamento em nuvem. Boa leitura!

Benefícios do armazenamento de dados na nuvem

1. Segurança

Apesar da insegurança de muitas empresas ao armazenar dados na nuvem, essa tecnologia é sim bastante segura. Em comparação com o armazenamento local, ou seja, no disco rígido de um computador, por exemplo, o em nuvem é definitivamente mais seguro.

Com o armazenamento local, as chances da perda dos dados é maior, tanto pela maior chance de danificação do computador quanto pelo risco de invasões. Para combater o risco de invasores, os servidores em nuvem possuem diversos recursos. 

Entre esses recursos estão as proteções básicas — autenticação, controle de acesso e criptografia e as personalizáveis — controle de usuário, autenticação multifator e chaves de criptografia. 

2. Redução de custos

Investir em uma tecnologia que armazena seus dados na nuvem traz diversos retornos financeiros. Ao escolher o armazenamento em nuvem você economiza recursos, já que não é necessário adquirir e manter equipamentos, como os hardwares.

O custo de adquirir a tecnologia em nuvem é mais baixo e além disso, não há a necessidade de manutenção de equipamentos. No mercado há diversas opções econômicas e com ótima qualidade. 

3. Fácil compartilhamento

Empresas, seja do tamanho que for, possuem pelo menos mais de um setor e frequentemente é necessário a troca de dados entre eles. Com o armazenamento de dados na nuvem, o compartilhamento é muito mais rápido e fácil. 

Um bom exemplo de como o fácil compartilhamento é um grande benefício para sua empresa é em relação aos relatórios. Muitos relatórios passam por diversos setores até serem finalizados. Com o uso da nuvem para armazená-lo, o relatório pode ser compartilhado com apenas um clique.

4. Fácil acesso

Além de ser facilmente compartilhado, os usuários têm fácil acesso aos dados na nuvem. Uma tecnologia implantada em muitos softwares que armazenam os dados na nuvem é integração com dispositivos móveis.

Isso significa que, os dados armazenados por um computador, por exemplo, podem ser acessados pelo celular. Ao permitir o acesso aos dados em tempo real, a integração entre as equipes e a gestão obtêm uma significativa melhora.

5. Diminuição de erros

Ao contratar um serviço especializado nessa tecnologia, a garantia de erros é menor, e se caso acontecer, fica por responsabilidade da empresa. Os softwares que possuem o armazenamento de dados em nuvem disponibilizam uma equipe de manutenção, para reparar possíveis falhas.

É importante lembrar que as falhas em tecnologias que armazenam dados na nuvem não necessariamente implicam na perda dos dados. Isso porque, o backup automático realiza cópias dos arquivos, impedindo a perda dos mesmos.

Gostou dos diversos benefícios que o armazenamento de dados na nuvem proporciona? Se sim, te convidamos a conhecer o Qualyvist, um software de gestão externa que armazena dados, relatórios e até mesmo fotografias pela tecnologia da nuvem! Entre em nosso site e conheça mais sobre essa e outras vantagens.

Confira outros
conteúdos

Receba nossas novidades
em seu e-mail

    Qualyvist © 2024 - Todos os direitos reservados
    Desenvolvido por WEBi