O conceito de hotelaria hospitalar promete revolucionar e humanizar a forma como o cuidado é oferecido aos pacientes.
Ver outros conteúdosAo longo dos anos, o conceito de hotelaria hospitalar deixou de ser uma mera teoria administrativa de hospitais e tornou-se uma prática extremamente proveitosa, tanto para os gestores quanto para os pacientes.
É comum termos a imagem no nosso subconsciente de um hospital como um lugar insalubre, sombrio e desconfortável, associado com alguns dos piores momentos que uma pessoa pode experienciar ao longo da vida, seja por experiência própria ou ao testemunhar o adoecimento de entes queridos.
E é justamente pensando em mudar esse imaginário coletivo que a hotelaria hospitalar faz uma série de propostas em diferentes níveis administrativos e de oferta de serviços, tudo para que a experiência dos pacientes, das famílias, dos técnicos, trabalhadores e gestores seja a melhor possível.
Interessou-se pelo conceito de hotelaria hospitalar? Então continue lendo, pois vamos examinar algumas das principais inovações que ele oferece para a gestão e acolhimento de pacientes nos hospitais.
Boa leitura!
O conceito de hotelaria hospitalar envolve a aplicação de práticas comuns do ramo de hotelaria — isto é, dos hotéis — ao ambiente hospitalar, proporcionando uma transformação do atendimento e infraestrutura do hospital como um todo.
Mais precisamente, é uma filosofia que almeja uma humanização mais profunda dos serviços prestados à população hospitalar — ou seja, todos aqueles que integram o hospital, desde profissionais até os pacientes —, para que se efetive um aumento da qualidade do cuidado que é proporcionado ao outro.
Como forma de efetivar esse princípio, a hotelaria hospitalar propõe uma unificação entre os serviços de apoio ao serviços específicos, o que significa oferecer conforto, segurança, acolhimento e bem-estar para todos os visitantes — incluindo os pacientes e suas famílias.
Uma etapa inicial que serve para oferecer suporte técnico geral ao paciente, sem que esse precise lidar com as burocracias de admissão hospitalar e gerenciamento de dados do paciente, com a equipe técnica lidando com as tecnicalidades do convênio e oferecendo uma integração simples do paciente ao hospital.
Com isso em mente, o software da Qualyvist é capaz de abreviar o tempo de manutenção entre a alta de um paciente e a admissão de outro, anulando a necessidade do uso de papel e dinamizando o processo como um todo.
Com o Qualyvist, a equipe de manutenção recebe a informação sobre a manutenção de respectivo leito em tempo real, abreviando e aumentando o ciclo de pacientes e consequentemente aumentando a arrecadação.
Sem falar na economia de papel e também menor deslocamento das equipes de manutenção...
A hospedagem em si é também uma extensão do acolhimento, já que o conforto do paciente e seus acompanhantes no quarto em que ficarão alocados é de suma importância para a sensação de conforto a longo prazo.
Em caso de óbito de pacientes, é indispensável que haja uma equipe de profissionais qualificados para oferecer o melhor e mais atencioso atendimento aos familiares da vítima.
Outro passo importantíssimo é a adaptação do cardápio do hospital para que a alimentação se torne uma parte prazerosa da estadia do paciente, já que o termo “comida de hospital” não é um dos mais convidativos.
Pensando nisso, é comum que a alimentação dos pacientes seja adaptada não só para atender às suas restrições alimentícias, mas também de modo a oferecer refeições mais saborosas, consistentes e satisfatórias para os pacientes internados.
Como componente final do tripé da humanização, temos a prática de entretenimento. Embora possa parecer incompatível com o ambiente hospitalar, ela não é totalmente inédita, sendo já integral na rotina de tratamento de pacientes terminais, por exemplo.
É indispensável para que os pacientes ainda sintam o conforto das conexões humanas, podendo experienciar momentos mais leves que quebrem com a rotina árdua de tratamento e internação, através de shows de mágica, de talentos, oferta de videogames, entre outras possibilidades.
Há também a tentadora possibilidade de realizar cerimônias para marcar momentos importantes, como bolos para pacientes que fazem aniversário durante o período de internação, ou para aqueles que finalizam tratamentos árduos, como vítimas de câncer e de Covid-19.
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