Meta SMART: o que é isso?

Seja para a organização interna da empresa ou para o alcance de seus objetivos profissionais, uma boa metodologia para o alcance de metas é simplesmente indispensável. E entre tantas metodologias elaboradas, a Meta SMART é sem dúvida uma das mais eficientes quando a prioridade é o planejamento realístico de resultados.

Diferentemente de outras metodologias, a Meta SMART funciona tanto como um meio de elaboração de metas quanto de verificação dessas, possibilitando que profissionais e gestores avaliem cada meta estipulada sob diversas perspectivas práticas, objetivas e totalizantes.

E o grande atrativo da Meta SMART é a sua flexibilidade de aplicação, permitindo que seja implementada tanto de forma individual — para profissionais ou pessoas comuns que desejam alcançar metas específicas em suas vidas —, quanto coletiva — quando incrementada no modo de gestão empresarial ou corporativa.

Mas o que é, de fato, a Meta SMART? Como posso utilizá-la no seu dia a dia? E na sua empresa? Bem, se quiser as respostas para essas perguntas, confira o artigo que nós da Qualyvist preparamos para você! 

Boa leitura!

Conceituando a Meta SMART

A Meta SMART, acrônimo para Specific (específica), Measurable (mensurável), Attainable (atingível), Relevant (relevante) e Timely (temporal), é uma técnica originalmente desenvolvida por George Doran, em 1991, época em que Doran ainda era um executivo na Washington Water Power

Doran concebeu a metodologia SMART (no portguês, “inteligente”), como o próprio nome pode indicar, como um método inteligente e objetivo de estipular, analisar e planejar metas. 

Apesar de Doran ter imaginado sua metodologia com aplicabilidade direcionada às empresas — permitindo que diferentes estratégias de gestão e de negócios pudessem ser adotadas —, adaptações subsequentes ao método permitiram que pudesse ser facilmente aplicado a um escopo pessoal, permitindo um planejamento de vida ou de carreira altamente preciso e produtivo.

Objetivo de cada etapa analítica

Apesar de Doran ter elaborado a Meta SMART como um método completo para mensurar os diversos aspectos que compõem uma meta, o próprio autor admite que nem toda a meta precisará, necessariamente, contemplar todas as etapas de análise

Assim, em casos mais específicos e/ou menos urgentes, a Meta SMART pode ser utilizada como uma espécie de checklist para verificar a viabilidade geral da meta em questão, especialmente quando usada individualmente.

Assim, sem mais delongas, vamos ver qual o objetivo de cada etapa analítica contida na Meta SMART:

S para Specific

Nesta categoria, é preciso que a sua meta seja especificada da forma mais clara possível, incluindo todos os detalhes. 

Digamos que o objetivo da sua empresa seja reduzir as não conformidades ocorridas nos processos da empresa. Perfeito, mas o quanto elas devem ser reduzidas? 10%? 20%? Quanto mais específico for o objetivo da meta, mais claro será o seu processo de realização.

Sabemos que as não conformidades devem ser, idealmente, eliminadas, mas isso não significa que a sua equipe ou a sua empresa tem a capacidade material de atingir essa meta, algo que desenvolvemos mais adiante quando falarmos de Atingibilidade.

Assim sendo, aqui vão algumas perguntas úteis para auxiliar o processo de especificação da sua meta:

M para Measurable

A utilidade desta categoria dependerá muito do seu meio de aplicação, se é pessoal ou corporativo, pois a Mensurabilidade da meta depende da estipulação de números atrelados a sua realização. Ou seja, é necessário um investimento? De quanto? Qual o prazo para a sua realização?

Esta é uma categoria intermediária, uma ponte, que leva em conta fatores da Especificidade e Temporalidade para executar sua função dentro da Meta SMART, sendo especialmente útil na hora de elaborar relatórios de inspeção de processos da empresa, já que visa uma atenção maior aos números concretos da empresa.

A para Attainability

Aqui, temos a Atingibilidade da sua meta, isto é, se ela é realística em relação ao estado atual da sua empresa, tanto em termos de pessoal, estrutura e recursos disponíveis. Determinar essa atingibilidade da meta é crucial para que não sejam gastos recursos preciosos da empresa em um empreitada infrutífera.

Por extensão, espera-se que seja feita uma análise das metas anteriores — especialmente se forem metas similares à meta atual, se foram realizadas com êxito, em quanto tempo, usando quais recursos, etc. 

É importante que os trabalhadores responsáveis pela realização da meta sejam consultados, para que possam opinar se essa meta apresenta um horizonte realizável ou idealizado.

R para Relevant

Um dos componentes mais básicos é a Relevância da meta, ou seja, sua importância para as operações da empresa. Assim, quanto mais relevante for a meta, maior prioridade ela deve ter quando comparada às demais, e maior deve ser o investimento da empresa e o interesse dos colaboradores na realização dessa meta.

A relevância da meta pode ser ditada por fatores simples, como o impacto no faturamento da empresa, no aumento do número de clientes, sua importância para a comunicação interna e externa, se irá garantir o lugar da empresa no mercado, e por aí vai.

T para Timely

E, por último, temos o Tempo estipulado para a realização da meta. 

O nome da etapa de análise é autoexplicativo, mas é importantíssimo frisarmos que respeitar o prazo é vital para a realização de qualquer meta, pois o prazo garante uma produtividade otimizada na efetivação da meta, ao mesmo passo que o uso de recursos estipulado no planejamento seja respeitado, para que não haja perda de investimento.

O respeito ao prazo é útil também na manutenção da lista de clientes da empresa, os quais irão reconhecer a capacidade e compromisso da sua marca como um verdadeiro diferencial, e cada vez mais inclinados a renovar o contrato e espalhar o nome da sua marca como uma referência.

Tranquilo entender a lógica e importância da Meta SMART, não é? Bem, se ainda estiver atrás de mais estratégias para melhorar a gestão de processos da sua empresa, não deixe de conferir o blog da Qualyvist e seguir nossos perfis no Facebook, Instagram e LinkedIn!

Confira outros
conteúdos

Receba nossas novidades
em seu e-mail

    Qualyvist © 2022 - Todos os direitos reservados
    Desenvolvido por WEBi