O que é a SGQ e sua importância para empresas

A SGQ ou Sistema de Gestão de Qualidade tem como principal objetivo buscar a melhoria dos produtos e serviços oferecidos por uma empresa. Porém, esse objetivo não é fácil de ser alcançado, exigindo um planejamento efetivo para obter resultados positivos.

Para se destacar entre as diversas empresas, o SGQ se tornou uma ferramenta indispensável. A implantação deste programa é complexa, mas seus benefícios são recompensadores. Confira no texto o que é, sua importância para empresa e como implementá-la!

O que é a SGQ?

Sigla para Sistema de Gestão de Qualidade, ela é, basicamente, um conjunto de processos que tem o objetivo comum de melhorar a qualidade dos serviços ou produtos oferecidos por uma empresa. 

Esse sistema auxilia na coordenação e padronização de atividades para melhor satisfazer os clientes e a regulamentações específicas do produto ou serviço. Com seu foco voltado também para os profissionais, que devem colaborar para atender as expectativas. 

Para regulamentar essa prática, a norma ISO 9001 estabelece os critérios para a implementação do Sistema de Gestão de Qualidade. Ou seja, esta norma dita as regras necessárias para uma empresa que busca o certificado ISO, que estabelece a qualidade da empresa.

Vantagens da SGQ para sua empresa

1. Maior qualidade dos seus produtos/serviços

Como já dito, o foco da SGQ é justamente a qualidade, e com uma gestão específica para isso, os resultados positivos serão obtidos. Com uma gestão com esse foco, é possível identificar erros ou até mesmo antecipar possíveis falhas. 

Definir a política de qualidade da empresa também auxilia na melhoria da qualidade, ou seja, se algo sair dos conformes, pode ser solucionado. 

2. Aumento da produtividade 

Com uma gestão bem definida, as tarefas e atividades a serem realizadas serão também bem definidas. Com isso, a equipe estará mais alinhada e ciente dos seus papéis dentro desse projeto.

Além disso, a implementação de um Sistema de Gestão de Qualidade motiva os profissionais a se esforçarem para chegar no objetivo desejado. 

3. Redução de tempo e recursos

Com esse sistema de gestão, a redução do tempo gasto em processos pode diminuir. Ao ter uma gestão de controle de qualidade, é possível identificar erros e assim, eliminá-los. 

Por exemplo, em um procedimento, certa etapa é realizada. Com a gestão de qualidade foi verificado que tal etapa não causa impacto no produto final, ou causa, é negativo. Portanto, é possível eliminar essa etapa do processo, reduzindo o tempo gasto nela.

Além disso, os recursos utilizados no processo também podem ser reduzidos

4. Diferencial no mercado

Ter um Sistema de Gestão de Qualidade tem se mostrado um grande diferencial entre as empresas. Isso acontece porque a implantação de um, demonstra que sua empresa realmente se preocupa com o que entrega. 

Esse diferencial se destaca tanto para os clientes quanto para as empresas, que cada vez mais prezam pela qualidade e buscam empresas comprometidas com esse quesito.

Como implantar o Sistema de Gestão de Qualidade na minha empresa?

Para implantar o SGQ na sua empresa é preciso de muito planejamento! Inicialmente é preciso uma análise da empresa e dos seus clientes, verificando as necessidades de cada um.

Depois, é preciso organizar um projeto, que deve incluir um mapeamento dos processos, a política e os objetivos da qualidade. Para auxiliar na organização e fiscalização da SGQ, um software pode ser o que você precisa! Te convidamos para conhecer o Qualyvist, um software de gestão externa que se adapta às necessidades da sua empresa!   

E aí, gostou de conhecer sobre esse conceito? Se sim, nos siga em nossas redes sociais, no Facebook e Instagram!

Confira outros
conteúdos

Receba nossas novidades
em seu e-mail

    Qualyvist © 2024 - Todos os direitos reservados
    Desenvolvido por WEBi