Por que a gestão de obras na construção civil é indispensável?

Sempre que o assunto é construção civil, é importante termos em mente que são muitos os detalhes envolvidos na execução de uma obra. Para que todos eles sejam cumpridos dentro do prazo, do orçamento e da forma correta, é fundamental que exista uma gestão de obras por trás de cada projeto. Neste texto, nós falamos um pouco mais sobre este assunto.Continuando a leitura, você poderá ver com mais detalhes o que é gestão de obras, por que ela é indispensável e ainda conhecer a forma mais eficiente de facilitar e profissionalizar sua gestão de obras. Acompanhe e confira!

O que é gestão de obras?

Gestão de obras é um processo que é definido pela Lei 5.194/66 como uma das atribuições de arquitetos e engenheiros civis, isto é, apenas estes profissionais estão qualificados para realizar esse tipo de atividade.De uma forma bem resumida, gestão de obras é todo o processo de administração de uma obra, incluindo tudo que ocorre dentro e fora do canteiro e que está relacionado ao projeto. Isso inclui a utilização dos recursos, o manejo do tempo (de modo que nada fuja do prazo) e a atuação da equipe envolvida.Fazer com que tudo esteja de acordo é, por meio de uma gestão de obras eficaz, uma das incumbências do engenheiro ou arquiteto responsável pelo projeto.

Por que ela é indispensável?

Existem dois motivos por trás da importância da gestão de obras na construção civil. Um é a necessidade de que tudo seja feito da forma correta. Como estamos tratando de estruturas que, depois de prontas, servirão para o uso humano, elas precisam ser seguras. Caso elas não sejam, a ocorrência de acidentes graves se torna uma possibilidade.Através de um acompanhamento próximo, o responsável é capaz de estar por dentro dos detalhes de tudo que acontece dentro do canteiro de obras, aferindo a qualidade do projeto e evitando problemas antes mesmo que eles possam acontecer.O outro motivo que deixa a importância da gestão de obras muito clara é o cumprimento do prazo. Obras entregues com atraso estão entre os maiores inimigos de construtoras, já que elas podem acontecer quando a gestão não é das melhores. E, quando elas acontecem, os resultados que temos são clientes insatisfeitos e empresas com imagens manchadas.Mais uma vez, a gestão resolve o problema. Basta que ela seja seguida à risca para que o prazo inicial não se extrapole. No final das contas, uma boa gestão de obras traz benefícios a todos os envolvidos no projeto.

Conheça a melhor forma de facilitar e profissionalizar sua gestão de obras!

É verdade que o processo de gestão pode ser feito manualmente — com tabelas, planilhas e todo tipo de anotação. Contudo, ao mesmo tempo em que a gestão fica limitada quando a escrita é a única forma de registro, ainda há a chance de que alguma informação importante seja deixada para trás. Nunca podemos excluir a possibilidade de falhas humanas.É exatamente por isso que a melhor forma de realizar uma gestão de obras com alto nível de precisão é através do uso de um sistema. Softwares de gestão de projetos permitem que a situação da obra seja visualizada de forma panorâmica, o que auxilia a tomar as decisões mais precisas e inteligentes para cada situação.Além disso, é possível ainda realizar marcações em plantas, fotografias georreferenciadas e a descrição de apontamentos por comando de voz. Quer um sistema que tenha tudo isso e ainda mais? Então conheça o Qualyvist! Nosso software é altamente versátil, sendo perfeito para gerir projetos de diversas áreas.Entre em contato conosco hoje mesmo e saiba tudo sobre ele!

Confira outros
conteúdos

Receba nossas novidades
em seu e-mail

    Qualyvist © 2024 - Todos os direitos reservados
    Desenvolvido por WEBi