Relatório de inspeção: qual a sua importância?

Toda empresa que dependa de vistorias de campo e constantes avaliações organizacionais conhece bem a importância de um relatório de inspeção. Esses tipos de relatórios são fundamentais no acompanhamento de processos de produção, na fiscalização organizacional e cumprimento de todas as normas técnicas aplicáveis.

O relatório de inspeção tem como objetivo geral identificar preventivamente quaisquer não conformidades que possam estar se desenvolvendo, seja na dimensão das fábricas e maquinários ou na gestão de processos organizacionais, internos ou externos.

Mas afinal, qual é a verdadeira importância de realizar um relatório de inspeção? Há custos expressivos? Qual o custo benefício para o meu negócio?

Foi pensando nessas perguntas que nós da Qualyvist preparamos o texto abaixo, explorando o processo de elaboração e a importância de elaborar um relatório de inspeção, seja qual for o seu negócio. Se interessou? Então acompanhe com a gente!

Boa leitura!

O que são relatórios de inspeção?

Relatórios de inspeção nada mais são do que documentos utilizados para a qualificação de procedimentos realizados nas instalações de uma determinada empresa — sejam elas fábricas, maquinários, ou até mesmo a sede da própria empresa —, buscando determinar o nível de qualidade e segurança dos processos realizados, dos equipamentos utilizados e conservação geral das instalações.

E é claro, existem vários tipos de relatórios de inspeção. Por exemplo, uma equipe de vistoria pode ser enviada para realizar um relatório fotográfico na infraestrutura de uma das instalações afiliadas da empresa; ou ainda elaborar um relatório que avalia riscos à segurança dos trabalhadores.

De qualquer modo, tais documentos são feitos preditivamente, para que a existência de irregularidades nos processos de produção sejam identificadas e solucionadas com o maior grau de eficiência e agilidade.

Qual a importância de se realizar um relatório de inspeção?

Como mencionamos anteriormente, relatórios de inspeção são documentos cruciais para a plena operação de qualquer empresa, uma vez que permitem realizar um monitoramento periódico de como os processos internos da empresa estão sendo tocados pelos contribuintes.

São de grande ajuda para empresas que enfrentam problemas nos quesitos de comunicação, coordenação de tarefas, identificação de falhas processuais, as já mencionadas não conformidades, e esta lista continua.

Todas essas constatações irão permitir que toda a estrutura de processos da sua empresa possa ser minuciosamente repensada, de forma a extinguir quaisquer obstáculos que impeçam o pleno desenvolvimento das atividades internas.

Como posso elaborar um relatório de inspeção?

Nós da Qualyvist sempre reiteramos o argumento de que a tecnologia é a principal aliada de qualquer empresa — em especial no auxílio de procedimentos organizacionais. E a elaboração de um relatório de inspeção também entra nessa conjuntura.

Não basta realizar um relatório de inspeção completo, listando todas as não conformidades, constatações de integridade física das dependências da empresa, completo com fotos e anexos, e não garantir a integridade desse tão importante documento.

E é por isso que precisamos falar da importância da digitalização dos relatórios, de preferência através do uso de softwares de gestão, como o nosso querido Qualyvist

Nosso software garante a segurança dos dados do seu relatório, os quais são armazenados na nuvem e disponíveis apenas para pessoas autorizadas. O que não quer dizer que o acesso dinâmico dentro da empresa seja comprometido, muito pelo contrário.

Permitindo uma comunicação rápida e integrada entre gestores e agentes em campo, o Qualyvist garante uma documentação organizada, com relatórios gerados em segundos e disponibilizando para toda a equipe os dados mais recentes de cada projeto.

E então? Compreendeu a importância de realizar um relatório de inspeção? Está à procura de temáticas similares? Então não deixe de acompanhar o blog da Qualyvist e nos acompanhar em nossos perfis do Facebook, Instagram e LinkedIn!

Confira outros
conteúdos

Receba nossas novidades
em seu e-mail

    Qualyvist © 2024 - Todos os direitos reservados
    Desenvolvido por WEBi