Saiba tudo sobre manutenção preditiva

Um dos processos de melhoria contínua mais utilizado pelas empresas, justamente pelos seus diversos benefícios, é a manutenção preditiva. Buscando os melhores resultados e relevância no mercado atual, este tipo de manutenção se torna um auxílio indispensável.

Evitando erros, falhas e defeitos, neste texto nós vamos abordar sobre a tão importante manutenção preditiva! A seguir, vamos falar o que ela é, a importância para sua empresa, e como torná-la ainda mais eficiente. Para quem ainda não conhece, ou apenas já ouviu falar, continue a leitura!

O que é a manutenção preditiva?

Podemos resumir o conceito de manutenção preditiva no conhecido ditado popular ‘’é melhor prevenir do que remediar’’. Mas, em termos mais complexos, ela é a realização de periódicas diagnósticos acerca de máquinas, visando monitorar a sua vida útil.

Dessa forma, estes equipamentos são monitorados e a sua manutenção é feita antes mesmo de ocorrer falhas. 

Mas, não confunda com a manutenção preventiva! Enquanto na preditiva o acompanhamento é chave, na preventiva a troca de peças é a sua maior característica. Portanto, na manutenção preventiva a troca de componentes da máquina é feita independente do seu estado. 

Embora sejam dois tipos de manutenção bem distintos, o recomendado é que ambas sejam utilizadas para um melhor resultado.

Importância da manutenção preditiva

Redução de custos

Um dos grandes benefícios que tornam importante para a sua empresa é a redução de custos. Independente do tipo de empresa, quando falamos de máquinas, qualquer redução de custos é benéfica. Ainda mais quando ela também beneficia as máquinas, mas falaremos disso em breve!

Aqui, podemos observar diversos benefícios que reduzem significativamente os custos. Um deles é, definitivamente, a diferença entre os preços de decisões prévias e corretivas. Ao identificar uma possível falha com a manutenção preditiva a sua retificação, feita com maior planejamento, acaba se tornando mais barata e mais assertiva.

Outra forma em que a redução pode ser vista é na disponibilidade da produção. De novo, o planejamento e antecipação garantem um grande benefício. Com essa manutenção, o tempo de interrupção do uso das máquinas será menor, ou em muitos casos, inexistente. 

Máquinas mais eficientes

Trabalhar com máquinas, sejam elas quais forem, é um grande desafio quando falamos de eficiência. É claro que toda empresa busca mais eficiência para os seus processos, e no caso das máquinas, isso pode ser conquistado com a manutenção preditiva.

Com as monitorações planejadas e a análise das informações coletadas, é possível sempre manter a eficiência da sua máquina. Este tipo de equipamento desgasta a medida em que é utilizado, ou seja, com o tempo. A manutenção do tipo preditiva garante a sua eficiência constante, aprimorando o desempenho da máquina e maior produtividade.

Vida útil

A vida útil de qualquer tipo de máquina ou equipamento é definida pelo seu tempo de uso. Portanto, quanto menor é a vida útil de um equipamento, menor é o tempo da sua durabilidade. E, para aumentar a vida útil dele e o seu pleno funcionamento, a manutenção preditiva é essencial.

Alguns problemas que podem ser vistos com essa manutenção é o superaquecimento, por exemplo.

Como aplicar com eficiência na minha empresa?

Algumas dicas fazem toda a diferença quando falamos deste tipo de manutenção dentro do processos de uma empresa. Por exemplo, ter uma equipe treinada e própria para realizá-la é o básico para ter os benefícios que este tipo de manutenção proporciona. 

Uma dica importantíssima é realizar a manutenção preditiva com a ajuda da tecnologia! Por exemplo, para gerenciar a equipe de manutenção, o uso de um software de gestão faz toda a diferença!

Para aprimorar este processo na sua empresa, te convidamos a conhecer o software Qualyvist! Perfeito para gerenciar equipes, estabelecer tarefas e tomar decisões assertivas. Para conhecer todas as funcionalidades do software, basta acessar o nosso site

Confira outros
conteúdos

Receba nossas novidades
em seu e-mail

    Qualyvist © 2024 - Todos os direitos reservados
    Desenvolvido por WEBi