A importância da Meta SMART e como ajuda nos relatórios fotográficos

Uma das etapas mais importantes da construção civil é o acompanhamento da obra, pois é nessa fase que irá mostrar o andamento do projeto, sua evolução e o que ainda precisa ser feito. Um elemento essencial, que faz parte dessa supervisão, é a fotografia. Ela é fundamental na construção civil, tanto para quem está à frente do empreendimento, quanto quando diz respeito às vistorias. É importante que as imagens estejam presentes nos relatórios, inclusive nos mais avançados como os Meta SMART.

Manter um registro com todos os acontecimentos relevantes em uma obra é vital para o sucesso dela. O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) exige um documento que detalha os eventos que impactaram o andamento da construção chamado Relatório de Acompanhamento de Obra (RAO).

Além da evolução tecnológica que esses relatórios proporcionam, com a metodologia Meta SMART, escolher os itens que devem estar contidos nos mesmos, é imprescindível para obter os melhores resultados. No caso das fotos, são elas que ilustram detalhes que, muitas vezes, não podem ser relatados com tanta precisão por escrito.

Neste texto, vamos compartilhar um pouco mais sobre a importância das fotos em relatórios na construção civil.

Boa leitura!

Como devem ser feitas as fotografias?

Para que as imagens ilustrem tudo que é necessário no projeto, o ideal é que um profissional habilitado produza uma série de fotografias que mostrem os detalhes e especificações da obra, como, o seu andamento em relação ao prazo, se há discrepâncias do projeto original e quando houver a vistoria de órgãos responsável pela fiscalização de obras.

Com o avanço dos aparelhos celulares, hoje em dia é possível fazer diversos registros apenas com um smartphone. Por isso, encarregados pelas obras estão optando cada vez mais por softwares e aplicativos, que contribuem de forma eficaz para que os relatórios fotográficos sejam mais eficientes e rápidos. Caso seja necessário, invista em um aparelho celular que tire fotos em boas resoluções, e que, de preferência, seja compatível com aplicativos de relatórios fotográficos.

Como organizar um relatório fotográfico?

É importante que esse documento seja organizado e que constem anotações complementando as fotos. Essas observações podem ser referentes a qualquer etapa do projeto. Caso haja necessidade de alteração da obra, o responsável pelo empreendimento poderá recorrer ao relatório e terá o apoio das imagens para auxiliar na alteração do projeto.

As apurações que podem ser feitas a partir de um relatório fotográfico são diversas, desde a averiguação de que os operários estão ou não utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), se o local está organizado, entre outros fatores importantes que garantem que a obra está em conformidade com o que foi estabelecido no projeto.

Quais os principais objetivos de um relatório?

Alguns dos principais objetivos de um relatório são atestar a realização dos serviços, o cumprimento das orientações técnicas e administrativas, esclarecer dúvidas, atrasos e custos extras, além de servir de fonte para estatísticas.

Para que esse registro seja bem organizado, é importante optar por ferramentas eficientes, como Meta SMART, que tem como objetivo criar trajetórias ​​em direção a um determinado objetivo, com marcos claros e uma estimativa de como atingir a meta.

Além disso, permitem traçar metas para um planejamento de resultados. Em casos mais específicos e/ou menos urgentes, a Meta SMART pode ser utilizada como uma espécie de checklist para verificar a viabilidade geral da meta em questão. Desta forma, é possível criar um controle de todas as etapas do planejamento.

Escolha a plataforma ideal para criar e gerenciar seus relatórios

Uma das principais funções da plataforma da Qualyvist, é criar e gerenciar relatórios fotográficos. Você consegue ter acesso à informação em tempo real e, assim, tomar decisões assertivas, economizando tempo de retrabalho na elaboração e edição dos relatórios. Os registros das atividades de vistoria são realizados em um dispositivo móvel, por meio de marcações em plantas e fotografias georreferenciadas.O relatório das vistorias são gerados em poucos cliques.

Trabalhamos com a tecnologia Meta SMART, que utiliza metodologia prática para a criação de metas para processos, projetos ou negócios. Diferentemente de outras metodologias, a Meta SMART funciona tanto como um meio de elaboração de metas quanto de verificação dessas, o que possibilita que profissionais e gestores avaliem cada meta estipulada sob diversas perspectivas práticas, objetivas e totalizantes.

Acesse o nosso site e descubra como podemos transformar o processo de acompanhamento do seu projeto!

Confira outros
conteúdos

Receba nossas novidades
em seu e-mail

    Qualyvist © 2022 - Todos os direitos reservados
    Desenvolvido por WEBi