A gestão humanizada é uma das técnicas de gestão mais promissoras das últimas décadas. Conheça mais sobre neste texto!
Ver outros conteúdosCom a conjuntura da pandemia, muitas empresas viram a gestão humanizada como uma forma de recuperar a integridade da equipe colaboradora, bem como o crescimento das margens de lucro da empresa como um todo.
Mas como podemos entender a gestão humanizada? Veja, esta modalidade de gestão de recursos humanos tem como sua principal prioridade o bem-estar da equipe, tanto nos níveis individuais quanto coletivos.
Efetivamente, a gestão humanizada reconhece a importância de uma cultura organizacional eficiente para o equilíbrio harmônico entre a vida pessoal e profissional dos contribuintes.
E foi pensando neste método promissor que nós da Qualyvist elaboramos o texto abaixo, para que coordenadores(as), gestores(as) e trabalhadores(as) possam se familiarizar com os muitos benefícios que a gestão humanizada traz aos processos internos da empresa.
Boa leitura!
Mesmo fora de períodos de crise, todo o bom profissional gestor reconhece que a busca por trabalhadores qualificados, tanto em habilidade do ofício quanto na compatibilidade com o código de cultura da empresa, não é uma tarefa fácil.
E esse dilema se agrava ainda mais quando, em função da própria gestão interna ineficiente, ocorrem demissões recorrentes, com a necessidade de contratar novos profissionais para preencher as vagas abertas — e tudo isso gera enormes gastos adicionais para a empresa.
E foi justamente dentro dessa conjuntura empresarial e administrativa que surgiu a dinâmica horizontal da gestão humanizada, que defende a adaptação dos processos organizacionais em função das necessidades dos trabalhadores, alcançando as metas da empresa sem o detrimento da saúde dos profissionais que produzem a riqueza desta.
E uma versão mais específica desse mesmo princípio pode ser observada na hotelaria hospitalar, essa que visa realizar uma gestão humanizada tanto para pacientes quanto para a equipe do hospital.
Mas é claro, essas ações são tomadas somente após uma análise completa dos procedimentos internos e externos da empresa, levantamento sobre a qualidade da comunicação, da infraestrutura da empresa e levantamento de não conformidades ao longo desses processos.
Ao contrário do que muitos gestores podem pensar, o aumento da produtividade raramente vem através das pressões infligidas sobre a equipe, como o cumprimento de metas exorbitantes e medidas restritivas no ambiente de trabalho.
De fato, a aplicação de “estratégias” como essa serve apenas para desmotivar os colaboradores e levá-los a buscar outro emprego, já que muitos passam a se sentir desvalorizados pela gerência, afetando diretamente a retenção de talentos.
Já com as técnicas da gestão humanizada, cada trabalhador se sentirá pessoalmente valorizado, já que sabem que podem contar com seus colegas e superiores para melhorar as condições de trabalho coletivamente, conquistando mais flexibilidade de jornadas e benefícios.
Assim, há um maior incentivo para que os trabalhadores sejam mais empenhados, responsáveis e produtivos, o que é excelente para a empresa e as pessoas que a compõem.
Um dos principais problemas relatados por trabalhadores que optam pela saída de seus empregos é a comunicação ineficiente entre os setores da empresa, especialmente quando essa má comunicação contribui para conflitos internos.
Assim, instaurar uma horizontalização comunicativa, por intermédio da gestão humanizada, é garantir que todos os trabalhadores tenham uma voz dentro dos processos da empresa.
Por extensão, é interessante que seja feita uma troca de experiências entre os componentes da equipe, justamente para que todos tenham uma noção mínima das responsabilidades exercidas no ofício de cada um.
A gestão humanizada é um investimento, e portanto usamos o termo “rentabilidade” aqui para descrever o retorno de capital que será sentido nos cofres da empresa com a adoção de uma filosofia de gestão humanizada.
Pense que o lucro vem como um resultado direto de uma equipe de trabalhadores satisfeitos, valorizados, motivados e responsáveis, o que inevitavelmente leva a uma produção maior e de superior qualidade. E isso sem dúvida reflete nos ganhos da empresa.
E com a retenção de talentos, dificilmente haverão gastos desnecessários com rescisões e contratações, processos que — como todo o bom gestor(a) sabe — impactam negativamente o orçamento.
Por fim, é necessário lembrar que a riqueza é produzida pelos trabalhadores, e adotar a gestão humanizada significa fazer a manutenção dos recursos humanos que fazem a empresa crescer e se destacar no mercado.
Intrigou-se pela gestão humanizada? Quer conhecer mais sobre a gestão de processos empresariais? Então não deixe de conhecer o Qualyvist e seguir nossos perfis no Facebook, Instagram e LinkedIn!