Um gerente de projetos é responsável por uma série de responsabilidades administrativas, gerenciais e técnicas. Saiba mais!
Ver outros conteúdosEm meio a uma era de saltos tecnológicos enormes e constantes, muitas empresas têm sentido a necessidade em investir em uma organização de projetos muito mais robusta e que dê conta das demandas metodológicas e processuais. E é aí que entra o(a) gerente de projetos.
Em vista dessa frequência muito maior de desafios ao longo do desenvolvimento de softwares, campanhas de marketing e afins, um profissional capacitado como um gerente de projetos é um ativo indispensável para o cumprimento de metas e do escopo de projetos de forma geral.
Infelizmente, a função ainda não é tão difundida no Brasil, com poucas empresas tendo a disposição e a estrutura que permita a implementar este novo regime de gestão. Mas como a era move as pessoas, podemos esperar uma mudança na cultura corporativa nacional em breve que passe a abraçar os/as gerentes de projetos.
Mas afinal, o que faz um gerente de projetos?
Foi pensando nessa pergunta que nós da Qualyvist preparamos o texto a seguir, no qual nos debruçamos sobre as competências, responsabilidades e características de um bom gestor de projetos.
Se interessou pelo assunto? Então acompanhe conosco!
Boa leitura!
Um gerente de projetos é um profissional altamente qualificado — geralmente com formações e/ou especializações em múltiplas áreas como desenvolvimento front-end, back-end, marketing, administração, e muitas outras —, responsável por planejar e coordenar o desenvolvimento de projetos da empresa, frequentemente de forma simultânea.
O gerente de projeto exerce uma função de grau altamente estratégico, uma vez que este profissional será o elo comum entre todos os elementos do projeto, papel esse que tira grande proveito de sua qualificação multilateral, oferecendo uma perspectiva ampla e integrada dos projetos como um todo.
Como o próprio nome indica, um gerente de projetos é primariamente responsável pelo direcionamento e tomada de decisões dentro das etapas de cada projeto, avaliando os riscos e as oportunidades como resultado de cada decisão, sempre feitas com base no feedback de seus colegas — como todo bom líder deve fazer.
Para ficar mais claro, podemos traçar um paralelo entre o gerente de projetos e um diretor de cinema. Ambas as funções compartilham de um profissional bem versado na gramática de sua área, direcionando a visão macroscópica do projeto na esperança de que este se destaque em meio aos seus pares, gerando uma quebra de paradigma na indústria.
De forma geral, o gerente de projetos é responsável pelo gerenciamento do escopo, orçamento e prazo de projetos dentro da empresa, ao mesmo passo que realiza uma boa gestão de ativos, recursos financeiros e materiais envolvidos em cada projeto.
Mais especificamente, esse profissional irá acompanhar indicadores de projeto, coordenando com os demais gestores da empresa para a contratação de recursos humanos, solução de conflitos e decidindo que metodologia de gestão será aplicada ao seu projeto — desde o método Kanban até Meta SMART.
Apesar de já ser um ofício com excelente remuneração e que requer um desenvolvimento acadêmico, intelectual e profissional extenso, o cargo de gerente de projeto não é um fim em si próprio, já que existe uma longa perspectiva de crescimento de carreira para as pessoas que exercem a função.
As promoções envolvem, naturalmente, uma gama muito maior de responsabilidades, com cargos de gerentes de programas, de portfólio de projetos e de processos externos sendo alguns dos cargos que podem fazer parte do horizonte de possibilidades desse profissional.
Entendeu os requisitos e responsabilidades que um gerente de processos deve contemplar ao exercer sua função? Sabemos que é um cargo extremamente complexo e exigente, mas com o auxílio de um software de gestão como o Qualyvist, todo o gerente de projetos pode aumentar ainda mais a sua produtividade e o rendimento de sua equipe!
Se quiser conhecer melhor o Qualyvist, ou quiser ler mais conteúdos como este, não deixe de acessar o nosso blog e seguir a Qualyvist nos nossos perfis no Facebook e no Instagram!