O que faz um gerente de projetos?

Em meio a uma era de saltos tecnológicos enormes e constantes, muitas empresas têm sentido a necessidade em investir em uma organização de projetos muito mais robusta e que dê conta das demandas metodológicas e processuais. E é aí que entra o(a) gerente de projetos. 

Em vista dessa frequência muito maior de desafios ao longo do desenvolvimento de softwares, campanhas de marketing e afins, um profissional capacitado como um gerente de projetos é um ativo indispensável para o cumprimento de metas e do escopo de projetos de forma geral.

Infelizmente, a função ainda não é tão difundida no Brasil, com poucas empresas tendo a disposição e a estrutura que permita a implementar este novo regime de gestão. Mas como a era move as pessoas, podemos esperar uma mudança na cultura corporativa nacional em breve que passe a abraçar os/as gerentes de projetos.

Mas afinal, o que faz um gerente de projetos? 

Foi pensando nessa pergunta que nós da Qualyvist preparamos o texto a seguir, no qual nos debruçamos sobre as competências, responsabilidades e características de um bom gestor de projetos. 

Se interessou pelo assunto? Então acompanhe conosco!

Boa leitura!

O ofício de um gerente de projetos

Um gerente de projetos é um profissional altamente qualificado — geralmente com formações e/ou especializações em múltiplas áreas como desenvolvimento front-end, back-end, marketing, administração, e muitas outras —, responsável por planejar e coordenar o desenvolvimento de projetos da empresa, frequentemente de forma simultânea.

O gerente de projeto exerce uma função de grau altamente estratégico, uma vez que este profissional será o elo comum entre todos os elementos do projeto, papel esse que tira grande proveito de sua qualificação multilateral, oferecendo uma perspectiva ampla e integrada dos projetos como um todo.

Como o próprio nome indica, um gerente de projetos é primariamente responsável pelo direcionamento e tomada de decisões dentro das etapas de cada projeto, avaliando os riscos e as oportunidades como resultado de cada decisão, sempre feitas com base no feedback de seus colegas — como todo bom líder deve fazer.

Para ficar mais claro, podemos traçar um paralelo entre o gerente de projetos e um diretor de cinema. Ambas as funções compartilham de um profissional bem versado na gramática de sua área, direcionando a visão macroscópica do projeto na esperança de que este se destaque em meio aos seus pares, gerando uma quebra de paradigma na indústria.

Funções práticas de um gerente de projetos

De forma geral, o gerente de projetos é responsável pelo gerenciamento do escopo, orçamento e prazo de projetos dentro da empresa, ao mesmo passo que realiza uma boa gestão de ativos, recursos financeiros e materiais envolvidos em cada projeto. 

Mais especificamente, esse profissional irá acompanhar indicadores de projeto, coordenando com os demais gestores da empresa para a contratação de recursos humanos, solução de conflitos e decidindo que metodologia de gestão será aplicada ao seu projeto — desde o método Kanban até Meta SMART.

Apesar de já ser um ofício com excelente remuneração e que requer um desenvolvimento acadêmico, intelectual e profissional extenso, o cargo de gerente de projeto não é um fim em si próprio, já que existe uma longa perspectiva de crescimento de carreira para as pessoas que exercem a função.

As promoções envolvem, naturalmente, uma gama muito maior de responsabilidades, com cargos de gerentes de programas, de portfólio de projetos e de processos externos sendo alguns dos cargos que podem fazer parte do horizonte de possibilidades desse profissional.

Entendeu os requisitos e responsabilidades que um gerente de processos deve contemplar ao exercer sua função? Sabemos que é um cargo extremamente complexo e exigente, mas com o auxílio de um software de gestão como o Qualyvist, todo o gerente de projetos pode aumentar ainda mais a sua produtividade e o rendimento de sua equipe!

Se quiser conhecer melhor o Qualyvist, ou quiser ler mais conteúdos como este, não deixe de acessar o nosso blog e seguir a Qualyvist nos nossos perfis no Facebook e no Instagram!

Confira outros
conteúdos

Receba nossas novidades
em seu e-mail

    Qualyvist © 2024 - Todos os direitos reservados
    Desenvolvido por WEBi